Como melhorar o relacionamento com a imprensa

Um perfil institucional de sucesso requer a adoção de práticas que contribuam para melhorar o relacionamento com a imprensa e, consequentemente, permitam que a empresa preste informações de maior qualidade ao público que pretende atingir.

É neste âmbito que se inicia o trabalho do assessor de imprensa, responsável por aproximar o assessorado dos jornalistas e veículos de comunicação para divulgação de ações e dados de interesse público, ou esclarecimento de informações.

Estamos falando de um trabalho de mão dupla, afinal, ao mesmo tempo que o assessorado busca oportunidades de inserções espontâneas na mídia, as redações estão cheias de jornalistas aguardando sugestões de pauta.

No entanto, antes de sair por aí distribuindo conteúdo para a imprensa, é importante construir e organizar o mailing para saber como tratar a informação de acordo com as necessidades de cada meio de comunicação.

Para iniciar o relacionamento, o assessor de imprensa deve se apresentar aos jornalistas durante o primeiro contato, explicando a atuação da instituição ou personagem assessorado e fornecendo dados como telefone, e-mail e nomes de integrantes da equipe de assessoria que estarão disponíveis para atender às demandas diversas.

É importante lembrar que, além de melhorar o relacionamento com a imprensa, a assessoria tem como objetivo divulgar informações que interfiram positivamente na reputação do assessorado, e, quando necessário, expor esclarecimentos sobre uma informação inidônea que possa afetar seu reconhecimento social ou mercadológico.

Relacionamento com a imprensa

A distribuição de releases é o meio mais comum para se fomentar o relacionamento com a imprensa. De acordo com o interesse que tal material informativo desperte, ele poderá ser aproveitado em publicações de jornais on-line e impresso, veiculação em rádio e TV, além de servir para o agendamento de entrevistas e até para a produção de novas pautas que posicionem o assessorado como fonte.

A venda de pautas exclusivas também contribui para este processo. Quando você oferece um conteúdo exclusivo, que ainda não foi divulgado por qualquer veículo de comunicação, você está valorizando e provando que confia no trabalho desenvolvido pelo jornalista, além de reforçar a credibilidade do veículo.

Outras formas de melhorar o relacionamento com a imprensa também podem ser citadas, como estimular a realização de entrevistas presenciais, promover encontros especiais entre o assessorado e o jornalista, como: entrevistas coletivas, café da manhã, almoço ou reuniões exclusivas, e envio de press kits.

Para executar uma dessas estratégias, é importante definir um planejamento junto à equipe de comunicação para que as metas do trabalho tornem-se alinhadas. Caso a iniciativa seja uma novidade em seu núcleo comunicacional, o planejamento e a construção do mailing devem ganhar atenção redobrada.

O serviço de assessoria de imprensa também pode ser terceirizado com a contratação de agências de comunicação, pois já possuem procedimentos de assessoria totalmente estruturados e só precisarão adaptá-los à realidade e objetivos do cliente.

Agências que prestam esse serviço possuem vasto mailing, o que se torna crucial para melhorar o relacionamento com a imprensa, uma vez que facilita desde o planejamento até a distribuição do conteúdo.

Imagem destacada: Photoroyalty

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *