Afinal, o que é Marketing de Conteúdo?

Com o crescimento digital, o profissional de Marketing se viu desafiado a reinventar as estratégias utilizadas para comercialização dos produtos e conquista de novos clientes. No Marketing digital as ações visam, exclusivamente, às vendas e à ampliação das redes de relacionamento. Já no Marketing de conteúdo, o engajamento com o público requer produção de conteúdos relevantes, que favoreçam o crescimento da rede de clientes e potenciais clientes, além de gerar leads qualificados para fidelização. Mas, afinal, o que é Marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é a estratégia utilizada para produzir conteúdo qualificado e interessante para o seu público-alvo, auxiliando no processo de compra, mas atraindo-o de forma espontânea ao criar uma percepção positiva sobre sua marca ou produto.

O Marketing digital é, relativamente, novo. Porém, sua atuação já está ultrapassada. Muito mais que promover produtos, a empresa moderna precisa dar credibilidade à sua marca, conquistar os clientes e influenciá-los positivamente.

Qual a diferença do Marketing de conteúdo para a publicidade tradicional?

A Publicidade tradicional tem grande abrangência, mas nem sempre atrai os clientes certos para o seu negócio, fazendo com que não haja fidelização, e sim uma rotatividade grande com resultados negativos nas vendas.

Por outro lado, o Marketing de conteúdo consegue ser mais assertivo. O objetivo dessa estratégia é dar informações suficientes ao consumidor, fazendo com que conheçam sua marca e tenham-na como referência durante o processo de decisão de compra.

Atrelado ao Inbound Marketing, que é um conjunto de estratégias criadas para atrair voluntariamente os consumidores às mídias digitais da empresa, o Marketing de conteúdo gera valor e atinge o público certo no momento em que ele mais precisa.

Nessa forma de comunicação, o cliente passa a procurar pela empresa e não o contrário.

Então, como produzir conteúdo de qualidade?

o que é marketing de conteudo

Criar um site ou blog e escrever tudo sobre a empresa nele não é produzir conteúdo. Esqueça isso!

O Marketing de conteúdo deve estar baseado em estratégias comunicacionais bem estruturadas. Para isso, três coisas são necessárias nesse momento: planejamento, execução e mensuração.

Planejamento

Ter um plano sólido sobre o conteúdo a ser produzido é crucial. Não adianta sair escrevendo sobre qualquer coisa e achar que está produzindo conteúdo.

O ponto chave é definir os objetivos e conhecer seu público-alvo.

Execução

Após analisar todos os objetivos e conhecer as personas do negócio, é hora de começar a executar o que foi planejado. Lembre-se que é necessário definir uma periodicidade da geração do conteúdo.

Não dá para produzir material qualificado uma vez a cada três meses.

Mensuração

Será que a estratégia está atendendo às suas expectativas? A resposta para essa pergunta é a chave para prosseguir com o planejamento original.

Ao mensurar os resultados certifique-se de que os métodos utilizados para avaliação dos erros e acertos são os essenciais (exemplo: impressões, cliques e conversões). Se eles não forem os desejados, redesenhe o planejamento e corrija a execução.

Aprendeu o que é Marketing de conteúdo? Se sua empresa ainda não investe nessa área é bom repensar. Os resultados são impressionantes.

Imagem destacada: Pexels

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *